S

domingo, 24 de outubro de 2010

Comer barra de cereais é um hábito saudável?

Olá meninas, tudo bem?

Primeiro quero agradecer o apoio de vocês, é tão bom saber que posso contar com o apoio de vocês...
Quero agradecer também a Anne do blog: A cada grande passo uma nova conquista pois além do apoio que ela esta me passando, ela também divulgou no post de hoje o meu blog! Obrigada flor =)

Esses estava pesquisando na internet sobre as famosas barras de cereais e olhem só artigo que eu achei:


'Não há como negar que as barrinhas de cereais caíram no gosto de muitas pessoas. Elas são fáceis de serem transportadas, podem ser levadas na bolsa, ficar por dias na sua gaveta do escritório, enfim, é um alimento que se adaptou muito bem à correria da vida moderna. No entanto, é preciso ter cuidados, assim como qualquer outra fonte de energia, a barra de cereais tem que ser consumida com moderação e jamais ser usada para substituir refeições.

"A barra de cereais não tem qualidades nutritivas para substituir refeições", alerta a nutricionista e professora do Centro universitário São Camilo, Samantha Rhein. A profissional destaca a propaganda enganosa de pacotes de dietas que prometem perder peso por meio da ingestão apenas de barrinhas salgadas e doces. "O melhor horário para comê-las é entre as refeições", explica Samantha.

Assim como as frutas, iogurte ou, ainda, um pedaço de queijo branco, a barra de cereais é indicada para os lanchinhos como uma forma de variar na dieta. No entanto, Mariana Del Bosco Rodrigues, nutricionista da Abeso, ressalta a importância dos alimentos naturais. "Sempre que possível é preferível optar por um lanchinho natural. Isso não quer dizer que os produtos industrializados são ruins, mas é que houve uma inversão que leva a preferência apenas pelos industrializados".

A composição nutricional das barras de cereais depende muito de cada produto, uma vez que a variedade no mercado é bastante ampla. "De modo geral, elas são produtos energéticos, apropriados para o consumo anterior a atividade física, ou então rica em fibras, contribuindo para a regularização do trânsito intestinal. A dica é sempre analisar o rótulo (tabela de composição nutricional e lista de ingredientes)", ensina a nutricionista Adriana Alvarenga, Gerente de Informação Científica da Gold Nutrition.

Para Mariana Del Bosco Rodrigues, as barras de cereais não deveriam ter o rótulo de "produto saudável" uma vez que são fontes de açúcar e gordura. "O ideal de ingestão diária de fibras é entre 25 e 30g e a maioria das barrinhas não têm nem 1g", destaca.

Mas, segundo Mariana, não dá para descartar a grande qualidade desse alimento: a praticidade. A nutricionista Samantha Rhein destaca ainda outros pontos positivos da barra de cereais. "Pelo fato de possuir fibras, é preciso mastigar muito, o que sacia a sensação de fome. E também supre a vontade, principalmente das mulheres, de comer um docinho no meio do dia."

Já os produtos indicados como light também possuem ressalvas. "A diferença entre o light e o normal é de cerca de 30 calorias, ou seja muito pouco e desnecessário para quem tem um hábito alimentar controlado", explica Samantha Rhein.'


Meninas, vocês substituem alguma refeição pela barra de cereais????

Beijos
Mariana

5 comentários:

  1. ola!!retribuindo a visitinha!!tambem estou te seguindo!!!
    beijokas!e força sempre unidas conseguiremossss!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida!!! Vim conhecer seu blog, eu também sou nova por aqui e já estou te seguindo!!! Vamos caminhar juntas nesta luta? Passe no meu depois, um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor,
    me chamo Sophia e passei pra conhecer o seu blog... saiba que você pode contar comigo para o que precisar ok?

    OBS: estou fazendo posts especiais sobre modelos plus size, da uma passadinha lá pra conhecer ok?

    Bjos
    http://sophiaoliveirad.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana, sou Mariana também rs
    Eu cortei as barrinhas de cereais da minha vida, eu comia uma e depois eu queria comer outra e quando eu via, comi todo o pacote!
    Aí não teve jeito, cortei para o meu bem ^^
    Mas para quem não é louca que nem eu por barrinhas é uma boa alternativa comer só quando tu está fora e não sabe quando irá comer novamente ou um pouco antes de dormir...
    Mas substituir uma refeição... nunca! rs
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir